21 de set de 2008

Organizando idéias!!!!

Hoje após a leitura do texto disponível na biblioteca do ROODA na interdisciplina de Projeto(Projeto de Aprendizagem? O que é? Como se faz? Léa Fagundes), tive um outro olhar sobre o trabalho com projetos.

"Se o ser humano deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante em sua capacidade de pensar, entusiasmado por explorações e por descobertas, persistente nas suas buscas de soluções, é porque nós, que o educamos, decidimos “domesticar” essa criança, em vez de ajudá-la a aprender, a continuar aprendendo e descobrindo".

Compreendo agora que trabalhar com projetos é ter numa mesma turma diferentes tipos de interesse, onde os alunos pesquisem sobre o que realmente lhe interessa e sobre o que quer saber"O projeto é do aluno, ou de um grupo de aprendizes. Se os projetos são dos alunos, então são projetos diversificados porque 40 alunos não pensam da mesma maneira, não têm os mesmos interesses, e não têm as mesmas condições, nem as mesmas necessidades. A grande diferença, na escola, é um currículo por projetos dos alunos!"
Pode-se assim ter uma globalização de idéias, conteúdos onde um transmita para o outro o que descobiru, a aprendizagem que teve, sobre o que pesquisou.

Com certeza o trabalho com projetos é um ideal que precisamos correr atrás, infelizmente ainda nas escolas temos um aluno atrás do outro ou então alunos sentados em grupos, mas não trabalhando em grupos.
As escolas ainda seguem o mesmo padrão do século passado, tudo mudou , a tecnologia bate a nossa porta todos os dias de maneira diferente, mas dentro de nossas salas de aula ainda temos muitos alunos para um professor, temos quadro e giz, poucos materiais, falta ferramenta de trabalho que leve o aluno a realmente querer investigar, pesquisar, aprender, criar, colaborar. Ainda hoje o professor precisa ter o domínio sobre turma, precisa se preocupar com conteúdos, planilhas, conceitos, pareceres, notas, provas, avaliações.
Lemos muito e ouvimos bastante sobre os ideais para a educação, mas na prática tudo acontece muito lentamente e quem sai perdendo são os responsáveis pelo futuro do nosso planeta "as crianças".

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Marta querida!
Fizeste uma excelente reflexão em relação ao excerto de Léa Fagundes.
A metodologia de projetos, como falaste, é um ideal. E, te questiono: ideias são concretizados? Ou ficam sempre no âmbito da transcendência?
A falta de materiais, recursos enfim, são problemáticos para oportunizarmos os projetos.
Quero te parabenizar pela reflexão.
Beijão no coração
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios