8 de set. de 2008

Vida Adulta!!!!

"Ser adulto é uma questão complexa, depende da cabeça de cada um , claro que o adulto tem muitas responsabilidades e precisa saber escolher entre a razão e o coração, porque ele tem nas mãos a decisão da sua vida e também das pessoas sobre quais tem responsabilidade. O adulto é um ser que se diz independente e com o passar do tempo passou por diferentes aprendizagens e aprendeu sobre elas, através de erros e acertos, ele pode decidir o que realmente quer para si, como quer agir, assumindo suas decisões . Ser adulto para muitos é esquecer a criança que se transformou, muitos adultos colocam a responsabilidade como desculpa para a falta de tempo e fazem que os anos pesem realmente, se sentem a cada dia mais velhos , longe das doces lembranças da infância. Penso que ser adulto é uma constante busca entre o equilíbrio do passado com o presente, porque é preciso se atualizar e participar das novas gerações, conversar, trocar idéias, participar da vida tanto dos mais novos quanto dos mais velhos, tentar se colocar no lugar de cada um, porque muitas vezes o adulto esquece quais eram suas necessidades e vontades quando era criança ou adolescente e tenta passar uma imagem que na verdade ele construiu depois de se tornar adulto". (Marta R. P. da Silva) Postado no wiki de Psicologia

Realmente ser adulto é uma aventura cheia de responsabilidades.
Vivemos em uma época que nem o adulto se entende, vive em uma sociedade que não se encontra, que discrimina e que tem valores mudados a todo momento.
Sou uma adulta, pequena em tamanho,(meus alunos dizem pra mim não ir muito longe senão eles não me acham) mas com alguma experiência de vida. Acho que às vezes nem eu me entendo, porque é tanta coisa, e tudo ao mesmo tempo: filhos, marido, casa, pais, família, profissão,doenças, graduação, estudo, leituras, alunos, problemas,amizades, alegrias, frustrações, responsabilidades, laser, trânsito, nem sei como consigo dar conta de tudo.
Realmente nós adultos passamos por diferentes fases, mas acho que se tivesse que voltar no tempo passaria por tudo novamente, porque a bagagem que carrego comigo é única, é o caminho que percorri, tudo que aprendi, é a pessoa que sou hoje, mãe, mulher, professora, companheira, filha, amiga.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Marta querida!
Quase fiquei sem fôlego: quase meus olhos não visualizaram tamanho alcance: quase meu mouse não acompanhou tantas responsabilidades: "filhos, marido, casa, pais, família, profissão,doenças, graduação, estudo, leituras, alunos, problemas,amizades, alegrias, frustrações, responsabilidades, laser, trânsito,".
Mas não foi exaustivo. Foi incrível perceber o quanto somos únicos e singulares. O quanto somos diferentes e, por vezes, iguais uns aos outros.
Ser adulto é, com certeza, algo complexo....
Beijão no coração
E parabéns pela reflexão.
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios