15 de set de 2008

Refletindo!!!!!!

"Construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas. Por sua vez, ele também nos constrói no decorrer dessa viagem comum. Assim, se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade cabe a nós..."(Maturama,2001)
Realmente acho que somos responsavéis pelo mundo que construímos e temos que diariamente desconstruir e reconstruir nossa vida, aprendizagens, medos, idéias, valores, verdades, mentiras.....
Sou uma adulta em constante movimento que necessita de apoio, amor, carinho, afeto, limites, freio, diálogo, paixão, sonhos, brincadeiras, trocas constantes.
Muitas vezes fico frustrada com determinados tipos de comportamento, daí necessito me colocar no lugar do outro e me auto-avaliar.
Será que realmente posso estar descontente com algo que nem me atinge??? ou que não me diz respeito????
Ser adulto é realmente difícil e ser responsável pela vida de crianças que se tornarão adultos é um desafio, porque a minha verdade pode ser diferente da deles e tanto eu quanto eles só descubriremos isso passando por determinadas situações que a vida nos apresentar.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Muito bem Martinha!
A tua verdade "pode ser diferente da deles[...]". Mas como profissional da educação, cabe também problematizar as "verdades" que andam por aí circulando à décadas. Por vezes, estamos ensinando um conteúdo (uma verdade) simplesmente pelo fato de que este é o conhecimento legitimado verticalmente pela instituição escolar. E, cabe a nós, problematizar - por que não?
Algumas "verdades" precisam ser ensinadas, para o bem conviver em sociedade. Por exemplo: não deve-se comer de boca aberta. Mas, por vezes, esta verdade pode ser problematizada no sentido de que, nesta sociedade em que vivemos, isto vale. Mas, não é em toda sociedade que vale, ou ainda, nem sempre valeu.!
E, porque nos culparmos tanto de algumas "verdades" que ensinamos? A cultura, no geral, é ensinada....
Beijão no coração
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios