29 de set. de 2010

Terceio Semestre


Todas as disciplinas estavam interligadas e possibilitaram a realização de aprendizagens de forma bem criativa. Neste semestre poi as leituras serviram como reflexões importantes para minha vida pessoal e profissional.

Ir a Bienal foi muito legal, principalmente em grande grupo, a disciplina de Artes Visuais despertou o valor pelos diferentes tipos de arte, entendendo que “tudo” é arte depende, só do olhar de cada um. Em Artes Visuais pude identificar as diversas tendências que existem e que há influência das tendências tradicionais, escolanovista e tecnicista na ação dos professores no ensino-aprendizagem de arte.

Na interdisciplina de Teatro entendi que todos podem improvisar, mas cada um dentro de suas limitações, por exemplo , sou uma pessoa que não gosto de interpretar , então preciso respeitar isso também no meu aluno, mas ao mesmo tempo, preciso leva-lo a vencer um pouco sua timidez. Ao meu tempo que não gosto de estar no palco, adoro ser expectadora porque no teatro me divirto, imagino, viajo, fantasio, brinco, volto a ser criança.

A disciplina de Ludicidade e Educação além de me mostrar o valor da brincadeira me fez participar do fórum dos sonhos onde descobri que as pessoas são cheias de sonhos e que eu sou uma sonhadora e que por isso vivo e almejo a cada dia um dia melhor , com grandes realizações. Pois no momento que paramos de sonhar, não se tem mais vontade de viver.

A disciplina de Música pra mim foi algo prazeroso de trabalhar com os alunos, mas não de trabalhar comigo, pois tenho vergonha de exposição, mas os alunos adoraram e a música principalmente as rodas cantadas fizeram parte da rotina na aula. Pude também refletir muito sobre a qualidade das músicas que ouvimos, pois a música representa uma importante fonte de estímulo, equilíbrio e felicidade para a criança..

Na disciplina de Literatura Infantil entendi a importância da contação de histórias, do estímulo, entonação, personagens, e estou estimulando o gosto e o interesse pela leitura como fonte de informação nos alunos fortalecendo o gosto pela leitura e escrita. É muito importante contarmos as historias com emoção e escolhermos boas histórias que chamem a atenção.

Este semestre foi um resgate a minha infância, mostrou que a diversão e o lúdico são essenciais para a criatividade e o bom desenvolvimento dos alunos, eles necessitam conhecer e participar do teatro, cantar, sonhar, brincar, fantasiar, conhecer os artistas, compositores e boas músicas

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios