23 de set. de 2010

Segundo Semestre


Segundo semestre, foi um voltar ao passado e valorizar o presente. Percebi através das leituras que a educação é um assunto que não tem fim, que precisa ser discutido e revestido sempre, pensando no melhor.

Poder fazer minha linha do tempo, foi muito importante e muito interessante trabalhar com as minhas memórias porque resgatei a minha história, precisei lembrar do passado, perguntar coisas, descobrir fatos e assim valorizei ainda mais a História que faço parte, no contexto social e histórico. Na disciplina de Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica juntamente com Infância de 0 a 10 anos muitas descobertas eu fiz pois estudamos a história da educação no Brasil. Partindo deste trabalho criei um memorial com esta interdisciplina conheci o trabalho da Escola da Ponte, que realmente é a escola dos sonhos. Li o Manifesto dos Pioneiros e analisei partes do texto e então conheci alguns nomes famosos na história da educação no Brasil, também pude montar e tive acesso a vários textos interessantes e úteis para enriquecer meu conhecimento.

Com a disciplina de Fundamentos da Alfabetização, refleti sobre alfabetização e letramento e desmistifiquei um pouco o meu medo de alfabetizar. Relembrei e refleti sobre o passado, do meu tempo de aluna de Magistério quando aprendi sobre os níveis (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético), retomei PIAGET, tenho que dizer que esta interdicisplina foi muito importante para relembrar.

Sem contar que aprendi sobre FREUD, onde vi um excelente filme “Freud, além da alma” e identificamos diversos conceitos (Inconsciente, repressão, complexo de Édipo, transferência, sintoma, método de hipnose, associação livre, sonhos), também refletimos sobre os conceitos ego, id e superego em sala de aula e na relação professor e aluno.

As trocas no fórum foram muito importantes e necessárias, pois assim parecia que estávamos em uma sala de aula, conversando umas com as outras, tendo a participação do professor(a).

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios