8 de out. de 2010

Quarto Semestre

Com base no quarto semestre é que desenvolvi meu Projeto de Estágio “O trabalho que desenvolverei refere-se a interdisciplina do Eixo IV - Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, pois a partir dos Estudos Sociais se pode conhecer e compreender o modo de vida de pessoas que viveram em outras épocas e ou em lugares distantes daquele no qual vivemos . É entender nossa vida no presente, por se tratar de um assunto que enfoca, sociedade, cultura, socialização, diferenças sociais e culturais no espaço e no tempo. Pretendo privilegiar a história de vida e a história social dos alunos e das alunas, acompanhando datas significativas para seu grupo social e para a sociedade que está inserido, levando-os a compreender que a História é um instrumento de identidade e conscientização, que muda, que transpassa o tempo, que se perpetua , e que todos fazemos parte de uma história e temos um papel fundamental na história que ajudamos a contar, compreendendo o espaço produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições, as relações de produção que nela se desenvolvem, bem como a apropriação que essa sociedade faz da natureza”.(Relatório de Estágio, Marta Silva, 2010)

Acho muito importante a história de cada um, então com essa interdisciplinar constatei que estava correta, porque sempre tive o cuidado de registrar a história de vida dos meus filhos, através de fotos e relatos, dos acontecimentos mais importantes, para uma posterior leitura, quando eles se interessarem e quiserem saber e até montar sua linha de tempo. Pois como eu não tive isso registrado e quase não me lembro da minha infância, pois na época era muito caro o “retrato” e meus pais não escreveram sobre mim, mas minha mãe guardou minha carteira de vacinação, certidão de batizado , e um caderno da segunda-série, e fiquei tão feliz por poder ver e lembrar de coisas que aqueles objetos me lembravam. Montar minha linha do tempo foi ótimo, porque descobri mais coisas sobre mim mesma e proporcionar isso para os alunos foi um desafio, já que tiveram que buscar estas informações. A noção de espaço a noção de tempo é um processo de construção e acontece em etapas. Importante é não esquecer destas etapas e trabalhar e desenvolver atividades relacionadas a elas com os alunos, exigindo deles o que são capazes de fazer. Percebo que a minha localização espacial não é boa, tenho medo de me perder, mesmo sabendo que posso perguntar, não me sinto segura em ir a algum lugar , sem conhece-lo.

Também gostei da atividade com sombras ( Ciências), foi muito interessante , tanto em casa, com os filhos quanto na escola, com as crianças, pode-se observar que conforme o tempo ia passando a sombra também ia mudando de lugar. Mas o que os alunos mais gostaram foi de criar suas próprias sombras, não somente com as mãos, mas com objetos também.

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios