3 de mai. de 2010

Terceira Semana

(clique na imagem para ampliar)


Faço minha postagem a partir da escrita desta minha aluna.
Sei que meus alunos de quinto ano aina  vem de uma caminhada "construtivista", onde não deveria se dar ênfase aos "erros" ortográicos, mas daí paro pra pensar....................
 O que faço hoje?????
Este pequeno relatório minha aluna escreveu em casa, onde poderia ter pedido ajuda, olhado o dicionário, lido várias vezes o que escreveu, mas pelo que percebi, a certeza era tão grande que a escrita estava de acordo , que o fato de não estar escrito corretamente, não a perturbou. Se prestar atenção , a preocupação está nos detalhes, nas cores, nos enfeites. Não parece relevante que  devemos escrever de maneira que qualquer pessoa consiga ler, não é necessário ter letra bonita e sim legível, e o mais importante é o entendimento de todos, por isso a importância de uma escrita convencional,  com regras  , que são seguidas por toda uma sociedade.
Assim diante deste o que faço?? me angustio de perceber que os alunos a cada dia escrevem de maneira não convencional, onde eles próprios não entendem o que escreveram se questionados depois de alguns dias, porque escrevem faltando e trocando letras, letras estas essenciais para o sentido da palavra.
Sei que quanto mais se lê, melhor se escreve, mas também sei que a leitura precisa ser significativa para os alunos, então ............ como levar meu aluno a escrever melhor????
Se ele próprio não lê o que escreve .

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios