26 de abr. de 2010

SEGUNDA SEMANA

Durante esta semana procurei desenvolver as atividades pensando no ritmo de cada um, já que na semana passada tive uma visão melhor da turma. Então realizei atividades em grupo, onde eles precisavam pensar e trabalhar juntos respeitando o tempo de cada um onde um podia ajudar o outro. Mesmo assim alguns alunos ainda não conseguiram acompanhar o seu grupo de trabalho.
Entendo que a aprendizagem é um processo no qual passamos por várias etapas na construção de noção de tempo e de  espaço , mas vendo os alunos trabalharem em grupos, dá pra observar que ainda são muito individualistas e que não respeitam o tempo do outro e também o espaço que ele precisa ocupar, opinando, perguntando , tentando vencer suas dificuldades e contribuir com suas hipóteses.



Então mais do que nunca constato que é preciso  planejar , levando em consideração a caminhada dos meus alunos, mas também é preciso planejar indo de encontro as suas necessidades, ou melhor ao que não estão acostumados a fazer e tentar fazê-los trabalhar e pensar diferente.

Segundo Paulo Freire, "... o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende...observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha ...."(FREIRE, Paulo.1993) .

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios