19 de abr. de 2010

Teorias

Bem, durante a semana passado depois do comentário da professora Dóris, precisei complementar meu Projeto de Estágio, no início fiquei meio chateada, porque havia me dedicado tanto ao Projeto, que pensei que estava de acordo.
Após o comentário precisei refazer leituras e embasar melhor meu Projeto teoricamente. Tenho que dizer que foi bom porque assim compreendi melhor Vygotsky e Paulo Freire, meus autores escolhidos.
 Em Vygotsky " o homem é um ser social formado dentro de um ambiente cultural historicamente definido ", porque seu funcionamento psicológico não está pronto previamente, não nascendo com as pessoas, mas também não é recebido como um pacote pronto do meio ambiente. Sendo ele é um autor interacionista , leva em conta coisas que  vem de dentro do sujeito e coisas que vem do ambiente, para ele é fundamental que o aluno se insira num determinado ambiente sócio-cultural onde as interações sociais terão um importante papel para o desenvolvimento humano [...] não fosse o predomínio dos pseudoconceitos, os complexos da criança seguiriam uma trajetória diferente daquela dos conceitos dos adultos, o que tornaria impossível a comunicação verbal entre ambos (VYGOTSKY,1993, p 58), a relação pensamento/linguagem não nasce com o sujeito , mas sim se desenvolve com o passar do tempo.
Vigotsky valoriza a ação pedagógica e a intervenção nas situações de aprendizagem dentro de sala de aula, o fato do sujeito aprender vai definir por onde o desenvolvimento vai se dar, assim o sujeito se desenvolve porque aprende. 
Em Freire  a Pedagogia do diálogo é a base de todo aprendizado, se fundamentando numa filosofia pluralista, onde o que se espera é respeitar o ponto de vista do outro, tendo o seu. Assim “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (FREIRE, 1987, p. 13).
Ao ter que melhorar meu Projeto também melhorei meu entendimento, e vi realmente que os autores que escolhi tem tudo haver com o que acredito.

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios