22 de set de 2009

Sala de aula!!!!


Pensar sobre o vínculo da sala de aula com a realidade social continua sendo distante, infelizmente ainda a ESCOLA não se modernizou, continuamos na teoria sem a prática.

Sou responsável pelo EVAM(Laboratório de Informática) no turno da tarde e estou acostumada a receber os alunos do 1º ano até a 7ªsérie, fico auxiliando-os, conversando, mostrando, estou ali servindo de ferramenta para as dúvidas que surgem. O comportamento dos alunos neste ambiente é muito diferente que na sala de aula e tenho que confessar que o meu também.
No laboratório eles trabalham em grupo, descobrem novas ferramentas, se ajudam, os combinados são respeitados e as atividades são realizadas, deixo eles mexerem na máquina sem estar em cima, só peço que se aparecer alguma mensagem me chamem(não temos INTERNET). Estou sempre em atividade, me mexendo , atendendo, conversando, trocando idéias.
Já na sala de aula é diferente, várias vezes tive que substituir e fiquei cansada, porque simplesmente parecia que eu não estava interagindo com os alunos, infelizmente a sala de aula se resume a classe, cadeira, caderno, folhinha, cópia, exercícios, atividades recreativas às vezes. O professor na sala espera, atende alguns alunos, observa, corrige, faz anotações e começa tudo de novo, não é muito motivador.
Se achei cansativa a sala de aula convencional, porque estou acostumada com outro ritmo de aula, imagina as crianças ,que todos os dias seguem praticamente a mesma rotina.
Quando será que nossos governantes e a sociedade realmente almejarão uma educação voltada para a formação de alunos(as) críticos , autônomos, transformadores????



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bacana seu registro!

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios