Desenvolvendo o relatório de Estágio, quanto mais leio, mas coisas tenho a acrescentar.
Deixo registrado aqui um pedacinho do meu relatório.
[...] os alunos são influenciados pela sociedade que os cerca. Foi curioso começar a trabalhar sobre o Rio dos Sinos, porque nos desenhos e na escrita, os alunos se posicionam de uma maneira crítica, como ouvem dos outros, ou vêem na TV, mas nas ações tudo é diferente... durante esta semana os alunos conversaram muito sobre a atual situação do Rio dos Sinos, leram reportagens, viram fotos, ouviram histórias, fizeram desenhos, escreveram sobre o assunto e construímos tipo um mapa conceitual, eles mostraram ter uma posição a favor do cuidado com o rio, e serem contrários a poluição, mas nas suas ações não é isso que acontece, porque mesmo tendo participado da aula no barco, sabendo das notícias que foram manchete sobre a cheia no Rio, das conseqüências, das doenças, dos prejuízos, ainda parece que o rio é algo bem distante, que não precisam dele, porque podem "tomar água mineral", e não precisam da água do Rio dos Sinos, mas ao mesmo tempo acham que ela não faz mal, porque relatam que comem peixe do rio, alguns são favoráveis a tomar banho no rio no verão. Sem falar do lixo, que parece não ser responsabilidade deles, continuam jogando no chão e ainda se é pedido pra juntar, dizem que não, porque "não fui eu quem jogou". Claro que não dá para generalizar e parafraseando Paulo Freire (1996) "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática", porque tem alguns alunos que se destacam e demonstram através das ações terem consciência que é preciso praticar o que é dito”. (MARTA, 2010).
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