Que conflito !!!! estou desenvolvendo um projeto de aprendizagem sobre um assunto que me intriga, LETRA CURSIVA e ao mesmo tempo meu filho está na fase de transição na escola da letra script para a cursiva e quem sofre sou eu, e minha filha que está no magistério, até caligrafia terá que fazer, já que será descontado pontos no estágio se não escrever reto no quadro e se sua letra não for redondinha e perfeita.
Estranho é que as próprias professoras do magistério não escrevem cursivo, mais estranho ainda é entender de onde vem esta cobrança, porque me parece que isso é como contar uma história, que é passada de pai para filho , que vem de geração em geração .
Porque é muito importante saber escrever todo junto, emendado, as meninas então , querem aprender, os meninos não, preferem escrever solto, ou então escrevem cursivo, e nem dá pra entender, fica ilegível.
Já conversei com a professora do meu filho (que está na segunda série) ela disse que está sendo cobrada das outras professoras das séries seguintes, comentei com ela , que ele não consegue ler o que esta escrito cursivo, e que até ele ter autonomia pra escrever script o que está escrito cursivo vai demorar , porque hoje ele ainda faz o que a professora manda e como ela quer.
É tanto tempo desenhando uma letra que pode ser aprendida mais tarde, se o aluno tiver interesse.
Porque se prender no traçado da letra, por enquanto que temos tantos alunos que não conseguem formar sílabas e outros nem identificam letras, cores , quantidades.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
A letra cursiva é mais rápida de ser traçada, porém exige da criança uma coordenação motora mais definida.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------De acordo com Cagliari (1999 p.41),
A escrita cursiva tinha dois problemas: por ser feito com rapidez, o traçado das letras tendia a se modificar na escrita de cada um – por outro lado, a escrita cursiva produz ligaduras. Depois de unidas as letras, o aspecto gráfico pode mascarar os limites individuais das letras, gerando confusões entre os usuários.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
É mais importante que a criança compreenda e entenda a função e as características da escrita do que se preocupe com o tipo de letra a ser utilizado. “Em primeiro lugar, é preciso ensinar a escrever e, somente depois, deve-se preocupar com os requintes da escrita” (CAGLIARI E CAGLIARI, 1999, p.79).
Nenhum comentário:
Postar um comentário