9 de out. de 2008

Envelhecer!!!!

O que realmente é envelhecer????

Será que é físico ou psicológico????

Qual a diferença do velho e do idoso???


O tempo, o que faz o tempo, realmente ele nos envelhece ou nós nos envelhecemos???


Conheço muitas pessoas que já parecem velhas, com pouca idade e outras que tem nuita idade e que tem um ar tão jovem!!!!!

Acho que precisamos "......viver e não ter a vergonha de ser feliz........", ser velho, idoso, ancião é ter uma idade avançada, mais de 60 anos, é estar aposentado, ou ter direito a aposentadoria , é ter cabelos brancos, é poder curtir os netos sem medo de ter que educá-los, é ter uma vida sem muitas preocupações, é não estar muito preocupado com a aparência, é tomar remédio, é se preocupar com a saúde.

Agradeço a Deus porque tenho dois "velhos" que amo ainda vivos, meus pais. Meu pai tem 81 anos , minha mãe tem 72 anos. Já passaram tantas coisas na vida, são pessoas sábias, que pensam no bem estar dos filhos, dos netos, da bisneta. Que querem ajudar seja fazendo um favor, ou dando um conselho.
Respeito muito meus pais, sou da geração do medo, briguei muito com minha mãe, mas meu pai bastava me olhar e era suficiente.
Hoje eles tem uma vida boa, minha mãe cuida do meu pai, ele toma muitos remédios e quase não caminha mais, pra ir no médico é preciso levá-lo, já minha mãe é mais ativa , se não fosse meu pai ela saíria mais, faria ginástica, iria em grupo de idosos, ela já fez isso, mas agora não pode mais, pois meu pai não gosta de ficar sozinho.
Ao mesmo tempo que não gosta de ficar sozinho também não gosta de barulho, minhas visitas com meus filhos na casa deles é de pouco tempo, porque senão meu pai fica irritado.
Cuido dos meus pais, assim como espero que meus filhos cuidem de mim um dia, porque afinal de contas se não fosse eles eu não existiria.
Então penso que o IDOSO precisa ser tratado com respeito, amor, carinho, atenção, porque um dia nós também seremos IDOSOS e precisaremos da paciência dos mais novos.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Martinha querida!
Muito bonita a tua mensagem sobre a velhice. Mostra o quão sensível és.
Mostra também, alguns fatores importantes sobre os idosos, sobre o respeito, a tolerância também.
Até senti saudades do meu avô...
Parabéns pela bela reflexão.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios