18 de abr. de 2008

Plano Individual de Estudos


Justificativa:

Pretendo trabalhar através de PROJETO objetivando meu aperfeiçoamento com esta nova ferramenta de trabalho, possibilitando desenvolver os diversos conteúdos propostos de uma maneira que englobe as diferentes áreas do conhecimento de maneira que professor e aluno interajam ,façam experimentações,vivenciem situações, realizem trabalhos práticos prazerosos onde aconteça, cooperação e esforço pessoal de ambos para haver a construção e transformação de conhecimentos.

Reflexão:

Sinto a necessidade de proporcionar para meus alunos uma maneira mais lúdica e prazerosa de trabalhar os diferentes conteúdos que nos são apresentados. Acho importante refletir e fazer uma análise do que vivenciamos, assim é necessário haver envolvimento de ambas as partes, professor e aluno trabalhando juntos e questionando o que acontece , o que vê, o que tem dúvida, e não ver as coisas fragmentadas, porque tudo faz parte de um conjunto. Por isso pensei no Projeto Transformações onde junto com os alunos nós pesquisaríamos as diversas transformações que ocorrem com eles, com os ambientes, com as pessoas, os lugares,animais, natureza, meios de comunicação, meios de transporte, enfim... Como tudo se transforma juntos poderíamos descobrir quais transformações nos são ou foram mais importantes e temos necessidade de buscar informações e descobrir realmente como aconteceu.

Assim globalizaríamos os conteúdos onde cada atividade poderia ser explorada nas diferentes áreas, através de entrevistas, desenhos, maquetes, gráficos, produção de painéis e textos,confecção de maquetes e álbuns, elaboração de cartazes, contagem , relatórios, etc.

Ex: Conversa sobre o nascimento, as transformações que aconteceram com cada um, onde nasceram, quanto pesavam, tomaram vacinas, origem dos pais, nascimento dos pais, com quem são parecidos. Nesta atividade poderia ser visto mapas, ver o que de importante aconteceu nos anos de nascimento enquanto fato histórico, poderia ser feito gráfico de diversos aspectos, os alunos poderiam se pesados e medidos , feito comparação do nascimento e o atual.

Meu principal objetivo:

Proporcionar ao meu aluno propostas práticas enfocando um trabalho conjunto em busca de descobertas, onde ele consiga se envolver, pensando no que acontece no seu dia-a-dia, sendo motivado a pensar e repensar no que lhe é apresentado, o que acontece, aconteceu e poderá acontecer.

* Para atingir meu objetivo precisarei fazer um trabalho de pesquisa constante com pessoas, internet, livros, televisão, rádio, etc. Pois trabalhar com projeto é um desafio, visto que é preciso estar em constante busca, se interando de tudo que acontece no meio que nos cerca, na sociedade que estamos e fomos inseridos.

Fundamentação:

“Projetos são propostas de intervenção pedagógica que dão à atividade de aprender um sentido novo em que as necessidades de aprendizagem afloram nas tentativas de resolver situações problema” (Lúcia Helena A. Leite)

“Os projetos são situações em que a linguagem oral,escrita,leitura e produção de textos se inter-relacionam de forma contextualizada, pois quase sempre envolvem tarefas que articulam esses diferentes conteúdos.....” (PCN p.62)

“Na medida, porém, em que me fui tornando íntimo do meu mundo, em que melhor o percebia e o entendia na “leitura” que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo.” (Paulo Freire)

“Os Projetos de Trabalho (Entrevista com Hernández) permitem ao educador ultrapassar os limites do ensino por simples transmissão de conhecimentos, transferindo a responsabilidade do processo de construção do saber ao próprio aluno”.

Internet:

http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=49,

http://vicenteoficina.blogspot.com/2007/12/trabalhando-com-projetos-globalizao_04.html,

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios