29 de abr. de 2008

Observar!!!????

Precisamos praticar a cada dia nossa aprendizagem, quanto mais escuto e observo mais aprendo, Ontem tive reunião pedagógica na minha escola, muitas conversas, angustias, coisas a resolver, mas um grande problema APRENDIZAGEM x COMPORTAMENTO.
Parece que nada agrada alguns alunos, eles fazem de tudo pra chamar atenção, por mais que a aula possa ser diferente e dinâmica os alunos não estão muito preocupados com a sua própria aprendizagem, eles querem é brincar, conversar, fazer fofoca,brigar, fazer brincadeiras desagradáveis .
Hoje mais do que nunca o professor precisa ser "professor pesquisador"(Freire/Pedagogia da Autonomia),

Ensinar exige pesquisa

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.

Para se ensinar é preciso buscar informações, consultá-las e revê-las. Indagar-se e indagar é fundamental no processo de assimilação de novos dados.

Pesquisar para descobrir é a chave para conhecer, comunicar e anunciar o novo.

A curiosidade ingênua, da qual são portadores os educandos deve ser destacada, respeitada e estimulada pelo educador.

A ascensão do conhecimento do educando não acontecerá automaticamente, mas, será provocada através dos estímulos feitos, por aquele professor que tem perfil de pesquisador, à sua curiosidade e à sua criatividade.

A partir destas reflexões vejo que preciso a cada dia buscar mais e procurar entender como meu aluno aprende, o que ele quer, porque será que a Escola a sala de aula já não é mais tão agradável, se torna cansativa e monótona, o que leva meu aluno a estar em constante conflito e querer tanto chamar atenção de diferentes maneiras, porque os meus valores são tão diferentes dos deles e porque acho que os meus são os corretos.
Busco a cada dia resgatar meu aluno pela afetividade, não adianta medir forças, gritar, esbravejar é preciso procurar uma harmonia, é importante que o aluno saiba até onde pode ir, os limites precisam estar presentes , na SOCIEDADE que estamos incluídos há regras e comportamentos que devem ser obedecidos.

Nenhum comentário:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios