3 de abr de 2008

Questionando!!!???

Lendo e refletindo sobre: "Abordando, mais especificamente, a questão do pensamento matemático, Piaget (1987) afirma que as operações lógico-matemáticas estão ligadas às ações mais gerais que podem ser aplicadas nos objetos como agrupar, separar, ordenar, estabelecer correspondência, etc.", do texto "Aprendizagem e Desenvolvimento: Experiências Físicas e Lógico-Matemáticas" fico pensando que a matemática é um "Bicho papão" para muitos professores e pais que acabam fazendo com que as crianças também a vejam desta maneira. Como trabalho em uma comunidade que os números são mais importantes que a escrita percebo, que para os alunos fazer cálculos é bem mais importante do que ler e escrever, mas muitas vezes são só os cálculos mentais e não os do papel , não a estrutura .
Sempre gostei de matemática , de trabalhar com números e dar aula de matemática, mas percebi que para os alunos a subtração é muito abstrato e que para eles os números são apenas algarismos de 0 a 9, e não separados por unidades ou dezenas , ou centenas e até mesmo milhar.
Trabalhei muitos anos com quarta série , meus inícios de ano eram frustrantes porque os alunos ainda não haviam construído realmente a noção de número então precisava resgatar e mostrar a importância de realmente entender como o cálculo deveria ser entendido. Normalmente levava em consideração o que o aluno me mostrava e pensava com ele o que ele tinha pensado questionando-o para entender o desenvolvimento, o seu raciocínio.


Um comentário:

Maxi disse...

É, de fato, imprescindível que para que possamos construir um raciocínio lógico-matemático possamos manusear concretamente as variáveis em jogo! É muito fácil para uma criança aprender que a metade de uma maçã é igual a outra metade e que as duas partes juntas foram 1 todo, se permitíssemos a elas verem uma maça inteira e então o seu corte pela metade... No entanto, não raro, e escola tem começado esta caminhada pelos conceitos abstratos..... ignorando totalmente as fases ou os estágios pelos quais todos passamos... o concreto sendo o primeiro deles!

A teoria piagetiana tornou-se conhecida também como a teoria construtivista.. a partir do entendimento que se tem de que não damos saltos.. mas vamos construindo o conhecimento aos poucos, respeitando as variáveis implicadas neste lindo e complexo processo que é a aprendizagem.

Abraços.

Maximira Carlota
TUTORA SI4 PEAD-FACED UFRGS

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios