22 de abr. de 2008

Investigação


Nos últimos dias quando os alunos das diferentes turmas de 1º ano até 4ª série vão no EVAM (Espaço Virtual Aprendizagem Multimídia) fico observando as diferenças de aprendizagem, de ritmo, de entendimento, concentração, vontade de descobrir e enfrentar desafios. É interessante que as crianças pensam em jogar, mas o jogo pelo jogo, não como algo a ser descoberto, quando é algo que precisa ser pensado, eles querem mudar, trocar de jogo, deixa de ser interessante.
O prazer das crianças hoje em dia é muito imediato, não é algo a longo prazo, num instante gostam, no outro já acham chato, monótono. Percebo um medo da mudança, do novo e uma dependência do professor, os alunos não querem errar,querem acertar, mostrar que sabem, tem medo da exposição, do que o colega vai dizer. Então é mais fácil fazer o que se sabe, do que tentar e seguir adiante, conquistar.
Tento estimular nos alunos a busca pelo desconhecido, o enfrentar os obstáculos e seguir adiante, o querer aprender sozinho, o ler e entender, mas tenho que confessar que é difícil, porque daí tudo parece difícil , eles criam um bloqueio, claro que não são todos e por isso procuro trabalhar em duplas onde um auxilia o outro.

Um comentário:

Maxi disse...

Querida, chegando ao teu último post, gostaria de te parabenizar pelas interessantes reflexões e registros que vens realizando. Estás construindo uma linda e exemplar caminhada..

Notei que estás realizando registros em dias diferenciados, o que corresponde ao ideal de um Portfolio. Também percebi que refletes em cima das atividades que te estão propondo no PEAD e igualmente sobre às que empregas nas tuas turmas. É exatamente isto que se espera Marta: reflexão a partir das atividades.

Espero poder ler, aprender, também sugerir, perguntar e trocar maissss idéias contigo na minha próxima visita ao teu Portfolio (daqui há 15 dias).

Grande abraço da colega
Maximira carlota
TUTORA SI4 PEAD-FACED UFRGS

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios