1 de nov de 2008

Trabalho em Grupo

A cada semestre somos desafiadas.
Trabalhar em grupo à distância é um desafio , mas principalmente é uma aprendizagem, porque precisa ter colobaroção, compreensão, coleguismo,troca, paciência.
Se já é difícil trabalhar em grupo presencial , à distância as dificuldades são ainda maiores: conexão lenta, sites com problemas,links que não abrem, falta de tempo presencial e desencontros nos chats marcados.
Neste semestre fizemos vários trabalhos em grupo, alguns escolhemos o grupo , outros o grupo nos foi imposto ou o número de pessoas foi determinado.
Acredito que se fosse feita uma pesquisa sobre a continuação ou não dos trabalhos em grupo no nosso curso, a opção seria trabalho individual. Porque quando conversamos entre colegas o trabalho em grupo é citado como algo que traz dificuldades ou então a não participação de todos os componentes.
Se perguntassem para mim se gosto do trabalho em grupo à distância, reponderia que não, porque realmente ter que esperar pelo outro é difícil, quando dependemos apenas de nós é mais fácil, trabalhamos dentro da nossa possibilidade. Mas levando em consideração que através do trabalho em grupo estamos mais perto das colegas através de trocas de e-mail e postagens acho ele válido, é uma aprendizagem à parte.

3 comentários:

Suelen Assunção disse...

Marta querida!
Concordo contigo. O trabalho em grupo na EaD é um dos maiores desafios atuais.
Este tipo de dinâmica, ainda está em formação, em definição.
As pessoas ainda não sabem como, quando, de que maneira fazê-lo.
Imagina: se trabalho presencial já é difícil (como disseste), imagina neste NOVA dinâmica, a VIRTUAL?
Realmente, temos muito o que aprender.
Mas praticando, aprendemos. Nos aperfeiçoamos.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Suelen Assunção disse...

Para uma horinha vaga:
http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=304
É de uma professora da UFRGS - simplesmente sensacional.

Giselda Correa disse...

Martinha... Sei que assim como você, outras colegas também não concordam com a utilização de trabalhos em grupo, mas te digo uma coisa: trabalhos em grupo, apesar de exigirem um pouco mais de esforço, seja para reunir os componentes ou para que se tenha uma efetiva participação de todos, possibilitam a aprendizagem colaborativa e significativa, aspectos fundamentais em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Tal metodologia representa a possibilidade de intercâmbio de saberes e a construção de novos. Embora nosso ambiente de aprendizagem seja o virtual, on-line, partimos do pressuposto de que é possível proporcionar também, nesses ambientes, aprendizagens que se efetuam por meio de trocas promovidas pela interatividade entre os participantes. Acredito que a utilização de trabalho em grupo significa também o acompanhamento do processo de construção daquilo que julgamos ser importante e, com base nessa construção, obtermos fundamentos relevantes para fazer, ao final do processo, uma avaliação mais justa

Para Vygotsky "...o verdadeiro curso do desenvolvimento do pensamento não vai do individual para o socializado, mas do social para o individual". (1987, p.18)

“ Uma comunidade de aprendizagem on-line é um espaço no qual alunos e docentes podem se conhecer e sentir que estão juntos no processo de aprendizagem, trabalhando para um fim comum.” (Palloff, Pratt & Rapp, 2000)

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios