Todos nós temos perguntas para fazer , respostas para ouvir. Se não perguntássemos acho que não teria graça , nem diálogo, somos movidos por perguntas e quanto mais perguntamos, mais curiosos ficamos.
Ex: logo de manhã falamos: - Bom dia!!! - Como vc está, dormiu bem?
A partir daí já se começa uma conversa, uma preocupação com o outro.
Para a criança as perguntas precisam de resposta, muito mais que para o adulto , porque ela não entende como as vezes não sabemos tudo e precisamos pensar pra responder, ou até mesmo pesquisar respostas. Nossos filhos e alunos se sentem frustrados quando não tem suas perguntas respondidas, quando não são ouvidos.
Acho que toda pergunta tem uma resposta e precisa ser dita , mesmo que não seja o que a outra pessoa queira ouvir ou pensava em ouvir.
É importante ouvir as crianças, fazer elas se sentirem importantes, dar espaço para a curiosidade, não deixá-las sem respostas, porque quanto mais perguntarem, mais curiosas ficarão, mas pra isso precisam obter respostas para suas dúvidas.
As crianças através da linguagem e da arte de perguntar se socializam e aumentam seu vocabulário, descobrindo novas respostas, conceitos, explicações, mas é preciso diferenciar as perguntas de curiosidade e as de vontade de descoberta, para isso precisa acontecer uma investigação, para realmente saber se a criança está querendo chamar a atenção perguntando sempre e até sendo desagradável porque repete várias vezes a mesma questão ou se realmente ela tem necessidade de saber e a resposta que já foi dada, não está mais a satisfazendo.
Ex: logo de manhã falamos: - Bom dia!!! - Como vc está, dormiu bem?
A partir daí já se começa uma conversa, uma preocupação com o outro.
Para a criança as perguntas precisam de resposta, muito mais que para o adulto , porque ela não entende como as vezes não sabemos tudo e precisamos pensar pra responder, ou até mesmo pesquisar respostas. Nossos filhos e alunos se sentem frustrados quando não tem suas perguntas respondidas, quando não são ouvidos.
Acho que toda pergunta tem uma resposta e precisa ser dita , mesmo que não seja o que a outra pessoa queira ouvir ou pensava em ouvir.
É importante ouvir as crianças, fazer elas se sentirem importantes, dar espaço para a curiosidade, não deixá-las sem respostas, porque quanto mais perguntarem, mais curiosas ficarão, mas pra isso precisam obter respostas para suas dúvidas.
As crianças através da linguagem e da arte de perguntar se socializam e aumentam seu vocabulário, descobrindo novas respostas, conceitos, explicações, mas é preciso diferenciar as perguntas de curiosidade e as de vontade de descoberta, para isso precisa acontecer uma investigação, para realmente saber se a criança está querendo chamar a atenção perguntando sempre e até sendo desagradável porque repete várias vezes a mesma questão ou se realmente ela tem necessidade de saber e a resposta que já foi dada, não está mais a satisfazendo.
2 comentários:
Oi Marta!
Dizias:
"Acho que toda pergunta tem uma resposta e precisa ser dita , mesmo que não seja o que a outra pessoa queira ouvir ou pensava em ouvir".
Gostaria de problematizar um pouco essas tuas afirmações. 1º) toda pergunta tem resposta mesmo? e 2º) como o professor poderia lidar com as incertezas ou assuntos que ele não sabe?
Para terminar, usarei as tuas próprias palavras:
"É importante ouvir as crianças, fazer elas se sentirem importantes, dar espaço para a curiosidade(...)"
Parece-me ser este o espírito! Parabens querida pelo belo post!
Um abraço, Maximira
Querida Maxi, sobre a problematização.Sim acho que toda pergunta precisa de uma resposta, de atenção, mas as vezes não sabemos qual é esta resposta então é preciso investigar, pesquisar, mas nunca não responder nada, ao menos dar uma explicação do tipo: Neste momento não sei te responder com exatidão, mas podemos perguntar pra outra pessoa, ou pesquisar sobre(mesmo que não seja o que a outra pessoa queira ouvir ou pensava em ouvir)
Postar um comentário