26 de nov de 2007

Recapitulando!!!

Terceiro semestre, seis interdisciplinas, muitas expectativas, muitas atividades, várias leituras, trabalhos para realizar com alunos e com os colegas. Quanta coisa nova este semestre trouxe.Para mim a curiosidade, a busca, a pesquisa e as leituras foram fundamentais, importantíssimas para entender tudo que acontece com meu aluno, com meus filhos e que aconteceu comigo, enquanto criança que ainda sou dentro deste adulto que me tornei.
Cada vez que leio os textos e autores sugeridos pelas professoras me descubro mais, lembro da minha infância, da minha sala de aula, de quanto os professores me foram importantes e tento buscar subsídios para fazer meus alunos também se apaixonarem pela aprendizagem, pela descoberta, pela troca, pela história que um dia poderão lembrar, que será a história das suas vidas.
Ler e pesquisar sobre o brincar pra mim é um prazer, porque a brincadeira como disse a professora Tânia "para a criança é coisa série", infelizmente muitas crianças hoje não sabem o verdadeiro sentido do brincar porque não são estimuladas, já vivem uma vida quase de adulto , ou tem tantas responsabilidades que não tem tempo de simplesmente brincar por brincar, jogar por jogar, divertir-se por divertir-se.
Sou apaixona po Harry Potter, acho que isso começou com meu filho, que desde pequeno tem ele como ídolo, já assisti todos os filmes e também li os livros só falta o último que está comprado , mas aguardando as férias. Não entendia como podia gostar tanto deste tipo de leitura e filme, mas depois de ler sobre o Conto fantástico de Regina Zilbernan, consegui me compreender, afinal
sou um adulto que vive também entre a fantasia e o mundo real, que espera um final feliz, que se transfere para outros universos , que precisa sair da rotina , que fantasia heróis e imagina que a realidade pode mudar e se transformar.
Nunca fui uma boa desenhista, mas uma ótima copista, nem sei desenhar em perspectiva e tenho muita dificuldade de visualizr sem ver realmente algo desenhado, principalmente quando é casas, ou objetos com profundidade. Lendo e pesquisando sobre arte, percebi o quanto é importante ter a idéia, pensar sobre, tentar, incentivar , arriscar, criar e recriar, olhar com outro olhar e perceber que somos rodeados pela arte, consegui sair daquela idéia que arte era um quadro pronto com moldura.
Assim como a arte o teatro também me deu um outro olhar, uma outra percepção, afinal teatro não é decorar papéis , mas sim observar, mostrar com o corpo, vivenciar outros tipos de situações, utilizando pouco a fala, priorizando as expressões, as sensações.
E a música, o que seríamos sem o som, sem a melodia, sem o ritmo??? Através da música podemos expressar nossos sentimentos e ela também faz com que percebamos sensações e sentimentos diferentes.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

OI MARTINHA!
Tua reflexão acerca do semestre possibilitou-me conhecer o que TE ACONTECEU, o que TE MARCOU.
As articulações que fizeste entre as interdisciplinas mostrou o quanto teu olhar é crítico frente às diferentes perspectivas teóricas, além de mostrar o que todas estas interdisciplinas contribuíram para a tua própria constituição como professora, como mãe.
Te parabenizo por este teu portfolio tão RICO de PRECIOSIDADES.
Beijão pra ti.
Suelen - tutora da sede

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios