22 de out. de 2007

Colhendo frutos!!!!

Estou tendo resultados prazerosos com a mudança das minhas aulas, antes era amiga de meus alunos , mas muito preocupada com que eles aprendessem os conteúdos, conversávamos muito, onde eu mais falava e eles ouviam. Hoje estou incentivando a ARTE , fábulas, rodas cantadas, teatro, brincadeiras... assim meus alunos estão tendo maior espaço, interagem entre si, trocam , não só conhecimento de conteúdo e sim de idéias, de criatividade. Hoje para minha surpresa algumas alunas pediram pra apresentar a cantiga de roda Teresinha de Jesus, pensei que iriam fazer como estávamos fazendo na hora do pátio-4ª feira (50min), fazemos atividades dirigidas e não simplesmente jogo por jogo, tenho feito com o grupo nas ultimas aulas o resgate das cantigas de roda, a noção de espaço, trabalhando a motricidade ampla, a percepção.
Para minha felicidade fizeram uma adaptação(evidência), misturando música e teatro, trouxeram até chapéus, ficou tão legal que até apresentaram pra turma de 1º ano que adorou e pediu "bis".
Eu realmente me senti professora orientadora nesta hora porque pude perceber o quanto é importante incentivar,participar, mostrar, dar o exemplo para o aluno assim poder então criar e recriar , propiciar sua própria aprendizagem.
Minhas alunas estão incentivadas e querem fazer outras produções para apresentar na sala e para as outras turmas, estão super empolgadas e assim empolgando outros principalmente a mim, estou orgulhosa delas!!!!

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Marta!
Fico também muito emocionada com todo o teu empenho para com teus alunos, assim como com todo o teu orgulho por estar "modificando" tua prática docente diária.
E tudo isso, com a ajuda das interdisciplinas do PEAD!!! Que ótimo!!!
Dizes que hoje (atualmente) estás incentivando a ARTE, TEATRO, BRINCADEIRAS,... que talvez antes (tempo passado) tu não fazias.
E é justamente toda esta mudança, na tua forma de pensar e agir professora, que demonstra uma aprendizagem significativa. Na verdade, isso é muito mais que aprendizagem... É uma constituição ética e estética de si, uma constituição própria, que é tua, como docente.
E é sobre esta constituição, esta aprendizagem que queremos saber/conhecer.
O que te "tocou" para motivar a tua transformação?
Alguma coisa está te transformando, está fazendo com que tu modifiques tua prática docente diária.
E a evidência desta transformação está bem exposta, por ti, através dos vídeos dos teus alunos. (visto que teus alunos estão também motivados e "transformados")
Obs: não esqueça de pegar uma autorização por escrito dos pais das crianças que estão sendo filmadas por ti. Para publicar no blog, é necessário.
Beijão pra ti.
E estás realizando, como sempre, um excelente trabalho.
Espero estar podendo colaborar com o teu trabalho.
Suelen - tutora da sede - SI3 e ARTES VISUAIS

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios